Blog

O que eu aprendi quando visitei o LinkedIn Brasil

Último mês de 2019 e último trabalho presencial do ano. Você tem um dia inteiro livre e útil para usar seu tempo na maior cidade do Brasil. O que você faria?

Eu sabia que teria esse dia inteirinho e me programei para conhecer dois espaços muito significativos na capital paulista: o escritório do LinkedIn e o Google Campus for Startups. Neste artigo quero dividir com vocês como foi minha experiência no escritório do LinkedIn no Brasil e o que esta visita me ensinou e que levarei para 2020 junto comigo.

Eu tive a honra de ser recebida pela Gerente de Operações do LinkedIn no Brasil, Vânia Cagnassi, que trilhou uma bela trajetória profissional de 25 anos como assistente executiva e atualmente ocupa uma posição tática fundamental para a difusão da cultura organizacional na maior rede social profissional do mundo.

A Vânia foi muito gentil e me cedeu 30 minutos de seu tempo em uma sexta-feira de dezembro para apresentar o espaço físico inspirador e funcional do LinkedIn, além de oferecer um café agradabilíssimo no qual falamos sobre nossas trajetórias, aspirações e no qual, inclusive, ela me falou sobre algumas questões bem interessantes em relação ao ambiente de trabalho, que em certa medida contradizem as últimas fórmulas de sucesso e tendências deste universo.

Querem conhecer algumas? Vamos lá!

1 A empresa valoriza sua presença: Vânia me contou que o espaço físico do escritório não é convidativo por acaso. Cada detalhe é atrativo, desde seus cantos e áreas abertas lindamente inspiradas nas paisagens da capital paulista até a biblioteca encantadora que serve de refúgio para aqueles que desejam utilizar seus momentos de pausa para se desconectarem por meio leitura. Ela ainda me disse: a empresa quer que o colaborador tenha prazer em estar no escritório, quer que ele interaja com a equipe e quer que ele se sinta parte. Isso desmistifica um pouco o mito da flexibilidade no qual você pode ficar em casa quando e como quiser. Não é assim que funciona. A flexibilidade é um benefício para quem tem maturidade e responsabilidade para saber quando, com quem e como trabalhar longe do escritório.

2 Adaptação à cultura: enquanto conversávamos, ela me explicava que a empresa é excelente e que a carreira quando baseada na adaptação à cultura traz ótimos resultados. Foi muito clara ao mencionar que para ter uma trajetória promissora dentro do LinkedIn você precisa decodificar sua cultura, entender os valores e princípios da empresa. Ela afirmou que o time é tecnicamente muito competente e os que deixam a organização, infelizmente são aqueles que não foram capazes de incorporar esta cultura organizacional, do open space, da horizontalidade, da transparência e do baixo formalismo.

3 Aprender o negócio da empresa: Vânia, por fim, compartilhou comigo gentilmente sua conduta para que chegasse à Gerência de Operações, sendo uma das colaboradoras que permanecem no time desde que o escritório foi aberto, há 8 anos. Ela disse que no papel de assistente executiva, sempre pensava à frente e se interessava em aprender um pouco sobre as demais áreas da organização. Esse comportamento contribuiu para que ela desenvolvesse um perfil mais tático, mais integrador e dominasse o core business (negócio principal) da empresa. Dessa maneira, quando surgiu a vaga na Gerência de Operações, ela se sentiu confiante a aplicar e, assim, realizou transição de atuação profissional e segue colaborando para o sucesso da atividade do escritório no Brasil.

Sem dúvida, foram os 30 minutos mais cheios de conhecimento e aprendizado que vivi este ano. Se eu tivesse que dar uma dica a você hoje, a 2 dias do ano novo, eu diria que tentasse estar mais próximo de quem desempenha seu trabalho em alto nível. Aprenda com pessoas fora da curva, busque essas pessoas, gaste tempo com elas. É inspirador e ajuda você a ver a realidade do trabalho como ela realmente é.

Veja aqui o vídeo que a Vânia gravou carinhosamente para os profissionais do futuro!

Desejo a você um ano com 366 dias de aprendizado em 2020!

364/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021