Blog

O poder da mentoria reversa

Você conhece a mentoria reversa? Esta á uma modalidade de mentoria muito interessante e utilizada amplamente nas organizações, como forma de aumentar o engajamento dos colaboradores mais jovens à missão da empresa e como forma de valorizar o conhecimento e a experiência das gerações mais veteranas.

A ideia é que um profissional sênior e um profissional júnior se apoiem mutuamente e que ambos possam contribuir para o desenvolvimento do outro, dentro das fragilidades que possuem. Essa ferramenta é muito utilizada para fortalecer relações horizontais nas organizações e para implementar uma nova cultura de liderança, baseada na participação e valorização dos talentos.

Em 1999, Jack Welch implantou a mentoria reversa na General Electric e iniciou um importante movimento dentro do universo corporativo. Sempre ouvimos que os jovens devem seguir os conselhos dos mais velhos, no entanto, o mundo atual trouxe ambiguidades e incertezas que colocam jovens e seniores em pé de igualdade em termos de conhecimentos e experiências.

Portanto, a mentoria reversa é uma saída bem inteligente e contemporânea para colocar as pessoas em situação de valorização nas empresas. Um exemplo bem interessante de como isso pode funcionar vemos no filme “Um Senhor Estagiário”, de 2015, com Anne Hathaway e Robert De Niro.

Dessa forma, esta modalidade de mentoria pode ser uma excelente forma de aproximar equipes e trazer o senso de coletividade para o ambiente corporativo.

Marcela Brito é cofundadora da Iventys Educação Corporativa, Treinadora de Mentores licenciada da Global Mentoring Group, mãe da Elisa, esposa do Victor, filha, amiga e uma mulher de fé

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021