Blog

Área cultural precisa de executivos

Engana-se quem pensa que trabalhar na área cultural é privilégio de artistas e profissionais especializados. As empresas estão investindo cada vez mais em promoção de eventos culturais e de cunho social como parte de seu compromisso com a responsabilidade social. E com essa proposta necessitam de profissionais com potencial de gestão e de relacionamento interpessoal para conquistarem bons resultados nos negócios.

Esse profissional é o gestor cultural, que precisa ter deveres de um administrador de empresas e perfil de negociador, uma vez que deverá articular acordos com outras empresas na busca por patrocínios de eventos culturais e de benefícios para a empresa. Em alguns casos pode não haver fins lucrativos, porém sempre haverá orçamentos, propostas e projetos.

Com esta necessidade e carência de profissionais de gestão na área cultural é que as contratações estão se tornando cada vez mais freqüentes. As empresas não hesitam mais em investir milhões na área cultural, já que um dos objetivos principais é exatamente associar suas imagens a eventos culturais, com a finalidade de obter retorno para a sociedade e também para seus negócios.

Além da competência gestora e de habilidades e atitudes que demonstrem iniciativa e boa comunicação é imprescindível que haja afinidade com a área cultural. Afinal de contas, ninguém pode vender o que não conhece, não é verdade? Portanto, para aqueles que gostam de cultura e sentem vontade de atuar na área e dar um up grade na carreira a hora é essa.

Sucesso para você!

Comentários (1)

  1. Concordo que seja um setor em pleno vapor e que clama por mais profissionalização (sob o ponto de vista de negócios). Sou profissional de marketing, com bastante experiência no que faço e paixão pela área de cultura, mas tenho encontrado dificuldades sobre o melhor caminho para migrar para essa área. Tenho tentado me envolver e participar mais de eventos do setor, mas isso não tem sido suficiente para minha recolocação, pois sinto ainda um circuito bastante fechado. Alguma recomendação para executivos com interesse em se apresentar profissionalmente para atuar neste setor?

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021