Blog

Estou com nome sujo na praça. E agora?

Olá, mundo!

Você está desempregado há um tempão e de repente surge uma oportunidade de emprego. Problema resolvido? Talvez, se seu nome não estiver comprometido nos órgãos de proteção ao crédito.

Atualmente muitos profissionais em busca de um emprego e muitas vezes com um currículo vasto e qualificado perdem a chance até mesmo de irem para a entrevista porque quando as empresas fazem consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito ou ao Serasa constatam que a pessoa possui pendências não resolvidas com estes órgãos.

Os profissionais, por outro lado, contestam dizendo que se não conseguirem emprego não terão condições de regularizarem sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito. Argumentos a parte, o fato é que as organizações estão cada vez mais rígidas e seletivas nos processos admissionais. Mas este comportamento é correto?

Além de não ser o comportamento mais correto a ser adotado pelas empresas de recrutamento, o ato de discriminar candidatos por sua situação de crédito fere a constituição federal. A Lei 90929, de 1995 impede qualquer espécie de discriminação, seja na admissão ou na manutenção do vínculo empregatício.

Embora seus direitos estejam amparados pela Constituição Federal, não deixe de regularizar sua situação se você puder, pois não há nada mais ingrato do que perder uma vaga de emprego por falta de controle creditício.

Antes de se candidatar a uma vaga de emprego, busque informações nos órgãos de proteção ao crédito e verifique se está tudo certo com seu CPF e se você possui alguma pendência a regularizar. Se você tiver, tente resolver para, assim, dar uma chance a si mesmo de desenvolver sua carreia e melhorar suas condições financeiras. Boa sorte!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021