Blog

Quem fez a diferença em 2009

 

Olá, Profissionais 3.0!

Faltam apenas quatro dias para acabar o ano e seguindo a famosa tendência de fazer uma retrospectiva nos acontecimentos do ano, vou listar 5 brasileiros que, para mim, realmente fizeram a diferença em 2009, em diversas áreas.

O povo brasileiro, em todas as suas áreas de atuação, ignorou de forma magnífica a crise econômica mundial e, mais uma vez, provou que o trabalho e a criatividade são aliados imprescindíveis quando o assunto é superar obstáculos de um ambiente macroeconômico crítico.

Este ano algumas pessoas representaram o espírito de superação, dignidade, humildade que tantas pessoas ao redor do mundo reconhecem como peculiares ao povo brasileiro. Independentemente de partido político, preferências esportivas ou, ainda, área do mercado de trabalho, as pessoas abaixo listadas demonstraram inteligência, estratégia e persistência, a despeito muitas vezes da crítica e a opinião da maioria, em algumas situações.

Preparados? Vamos lá, então. Repito: os critérios analisados para a escolha destas 5 pessoas independem de preferências políticas, ou torcidas esportivas. Cada pessoa foi escolhida, sobretudo, por terem representado muito bem o Brasil no ano de 2009. A ordem é aleatória, contudo a importância e o desempenho são muito semelhantes.

1.Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República

Com o famigerado termo “marolinha” (com o qual se referiu aos impactos da crise econômica mundial no Brasil), criou um ambiente de autoconfiança na sociedade brasileira, estimulando pessoas, instituições e empresas a trabalharem por um propósito comum: o desenvolvimento da nação e o afastamento dos efeitos da crise;

2.Rubens Barrichello – Piloto da Fórmula 1

Completando em 2009 seu 17º ano de Fórmula 1 e 288 corridas, tornando-se o piloto com maior número de corridas disputadas na categoria do automobilismo. Foi vice-campeão mundial 2 vezes, provou que seu amor pelo esporte e sua vontade de competir estavam mais relacionadas à sua vocação do que à necessidade de provar aos outros seu talento.

3.Fábio Barbosa – Presidente do Grupo Santander Brasil

Ele resistiu com elegância e sabedoria à aquisição do Banco Real pelo Grupo Santander e caiu na preferência do espanhol Emílio Botín para continuar à frente das operações do Grupo Santander no Brasil. Como se não bastasse ainda se tornou “o homem de 13 bilhões de reais”, abrindo a negociação das ações do Santander na Bolsa de Valores, fazendo o maior IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial) do mundo no ano de 2009.

4.Dilma Roussef – Ministra-Chefe da Casa Civil

Ela está à frente dos programas mais importantes do Governo Federal, indispensáveis ao desenvolvimento do país e à melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Tem aparência firme e é persistente em suas colocações. Este ano teve o nome praticamente confirmado para concorrer às eleições presidenciais de 2010 pelo Partido dos Trabalhadores – PT. No próximo ano terá o desafio de conquistar a simpatia e o carisma dos eleitores, tão acostumados ao estilo caloroso do Presidente Lula.

5.Abílio Diniz – Presidente do Grupo Pão de Açúcar

Num ano em que muitos pensavam que seria de recessão econômica, o empresário Abílio Diniz, 72 anos, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, adquiriu a varejista fluminense Ponto Frio (segunda maior varejista de eletroeletrônicos do país) em junho deste ano. Seis meses depois uniu seu grupo a Casas Bahia. A empresa resultante dessa união ainda não possui nome, mas no próximo ano terá a missão de traçar as novas estratégias para o setor.

Os cinco brasileiros que, para mim, foram referência em 2009 provavelmente mostrarão muita superação em seus trabalhos no ano de 2010, mas uma certeza fica. Cada um representou muito bem traços típicos da personalidade do povo brasileiro.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021