Blog

Você nas redes sociais

Olá, profissionais 3.0!

Esse não será mais um daqueles artigos que moldam seu perfil para usar ‘corretamente’ uma rede social. O nosso bate-papo de hoje é bem mais simples e interessante. Quem é que nunca teve que engolir um sapo no trabalho ou em meio social só para manter a política da ‘boa vizinhança’?

Estava pensando nisso, pois nos últimos dias amigos e pessoas próximas têm questionado com frequência o funcionamento de algumas redes sociais. Rede social pressupõe interatividade e relacionamento. Não basta que você seja conhecido, você precisa INteragir.

Há pessoas que criam perfis e simplesmente não os atualiza e, surpreendentemente, esperam que sua popularidade e reconhecimento cresçam. Mas na internet a coisa funciona de uma forma bem diferente. O Orkut que, sem dúvida, é a rede social mais popular entre nós, brasileiros, é o espaço mais democrático, onde aceitamos todos os amigos, colegas e conhecidos.

Já a bola da vez da rede, o Twitter, não é para funcionar como o Orkut, por exemplo. Às vezes confundimos as coisas. O Twitter é um microblog, ou seja, seus pouco caracteres estimulam a postagem de informações e postagem de conteúdo relevante. Ou, por outro lado, frases e pensamentos clichês de um grupo de pessoas que possui necessidade de expressão.

Participe de redes sociais de maneira livre, sem comprometimento com a etiqueta que consideramos prioridade em alguns de nossos relacionamentos sociais. Por exemplo, você não precisa seguir no twitter alguém que não poste conteúdo relevante só pela amizade ou pela conveniência. Da mesma maneira, você também pode ingressar em redes mais profissionais, caso seu interesse seja em contatos com o mercado de trabalho e profissionais de sucesso, como no LinkedIn.

Una o útil ao agradável. Pense nas redes que mais gosta de interagir e que são mais convenientes ao seu trabalho e faça dela seu cartão de visitas vitual. E sem culpas!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021