Blog

A missão da marca

Caros leitores,

Quando uma empresa decide lançar uma marca no mercado, ela precisa criar uma forma inovadora, simples e objetiva de se comunicar com seu público. Ao lançar a marca no mercado, ela deve se comprometer em agir de modo que a marca represente fielmente a essência de sua razão de existir. A isso chamamos de missão da marca. É preciso que a empresa aja coerentemente com os principais objetivos da missão da marca.

Eu sempre comparo missão de marca corporativa com missão de identidade pessoal. As pessoas são diferentes e o grande valor da diferença está no que cada um pode oferecer de melhor e que mais caracterize sua personalidade. Por exemplo, há pessoas que possuem o compromisso pessoal de fazer com que outras pessoas sorriam. Isso pode ser conquistado por meio do bom humor, habilidade em contar piadas. Outras têm a missão de fazer as pessoas se sentirem valorizadas, seja por meio da valorização do trabalho do outro ou do reconhecimento.

Com certeza você também tem sua missão. Eu tenho mais de uma missão por natureza e quando sinto que não estou cumprindo nenhuma delas, paro para refletir em minhas ações e corrigi-las para que as ações voltem a ser coerentes com a minha missão. Independente de ações ou estratégias, tanto a missão corporativa quanto a missão pessoal devem ser muito autênticas e honestas. Não há motivo para inventar algo que foge à sua natureza.

Quando a missão da marca é verdadeira por essência, as pessoas sentem e acreditam, ou seja, elas realmente “compram” a ideia que você deseja transmitir e com o tempo “vendem” essa ideia para pessoas de seu convívio. O sucesso na missão da marca está quando a empresa ou a pessoa precisa de pouco esforço para defender sua identidade. Aqueles que acreditam na missão da marca fazem isso espontaneamente. Quem gostaria de ter sua identidade defendida por outros?

Tenham uma ótima terça-feira!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021