Blog

Imposição da distância

Caros leitores,

Eu acredito que o tema que eu vou tratar hoje é um tema não muito agradável para algumas pessoas. Eu creio que respeito e uma certa distância no ambiente de trabalho sempre fazem bem e mantém o limite da segurança e da autoridade pessoal, especialmente para nós, mulheres. Eu observo que muitas pessoas se deixam estar em situações constrangedoras por medo de se impor ou por acreditar que não há nada demais deixar um colega com quem mal se tem contato na empresa chegar dando muitos beijinhos no rosto, na mão… Eu acho pegajoso!

Muitas situações vexatórias podem ser evitadas por uma postura mais profissional e reta. Por exemplo, uma coisa que eu nunca gostei foi de colegas me cumprimentarem beijando minha mão. O importante é desde o início explicar de forma simples, educada e objetiva que você se sente incomodada. Beijos nos rosto são cumprimentos muito íntimos e desnecessários no ambiente de trabalho também, pois uma vez permitido o beijinho na mão, o beijinho no rosto, infelizmente passa-se uma mensagem de permissão de outros comportamentos que podem comprometer tanto a pessoa quanto você.

Manter a distância de forma cortês (e não agressiva, há bastante diferença) faz com que você se imponha, mantenha sua segurança e autoridade, evitando passar por situações de vulnerabilidade no trabalho. Infelizmente, há muitos profissionais que pensam que podem fazer e acontecer com quem querem, mas quando uma pessoa impõe sua desagrado em relação a uma atitude de intimidade, corta-se o mal pela raiz.

Perceberam que o texto de hoje está especialmente voltado para as mulheres? Não sou feminista muito menos falsa moralista, mas sou conservadora em relação ao tema e acredito que beijos, abraços e carinhos devem ser destinados às pessoas do nosso convívio social familiar e íntimo. O que foge disso não irá gerar mudança em nossas carreiras e o que não gera mudança não é necessário, concordam?

Um ótimo dia para vocês!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021