Blog

Tempo de resposta

Caro leitor,

Você sabe a importância do tempo de resposta? Simples como responder a uma saudação, a resposta a uma solicitação dentro das empresas tem se tornado um grave problema ao bom andamento do trabalho e à manutenção do clima organizacional. Com a variada oferta de canais de comunicação disponíveis nas organizações atualmente, é estranho pensar que podemos ficar sem resposta a um questionamento. Embora dar e receber uma resposta seja um ato simples, infelizmente muitas vezes ficamos sem retorno. Ao passo que as pessoas podem ser contatadas por mais meios de comunicação, ironicamente se torna mais difícil resolver algumas questões.

As pessoas recebem demandas de todos os canais (telefone, e-mail, pessoalmente), porém no momento de respondê-las, algo acontece no meio do caminho, que atrasa o tempo de resposta. Uma organização atende público interno e externo e quando tratamos de organizações mais arrojadas, que utilizam as redes sociais como canais de comunicação com o cliente, o cenário pode piorar ao invés de melhorar. O problema é que a demora em responder começa a parecer que a pessoa responsável por esclarecer uma dúvida está dando pouca importância. E isso é fatal!

A atenção ao que é pedido é condição indispensável para a imagem que uma empresa passa para públicos interno e externo, parceiros e fornecedores. Nem toda a resposta estará prontamente disponível para todos, mas é importante que haja um contato informando que o pedido será atendido e que a questão está em andamento. Isso demonstra interesse e respeito à solicitação alheia. Os códigos sociais como cordialidade, gentileza, satisfação e informação jamais falham quando aplicados ao ambiente corporativo. É certeiro! E você, tem sido relapso ou não no tempo de resposta que lhe é demandado?

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021