Blog

A importância da autopreservação

Olá, leitores!

A massiva participação dos profissionais em redes sociais chama atenção para um problema que se tornou comum e muito perverso nos últimos anos: a exposição demasiada. Eu já fui vítima de mim mesma em algumas situações. Temas polêmicos, por exemplo, podem causar um grande estrago à sua imagem profissional no momento de debater algum assunto. Quanto mais você amplia sua rede de relacionamentos, mais riscos você corre de prejudicar sua imagem, pois as pessoas podem ser parceiras em uma determinada atividades, porém podem, naturalmente, discordar em diversos temas.

Portanto, tente preservar ao máximo sua imagem e prefira utilizar espaços virtuais ou reais para debater melhorias no trabalho que você desempenha. Seja alguém que some e aja de modo a construir uma imagem que represente uma pessoa que, embora tenha princípios, valores e crenças bem definidos, seja, sobretudo, alguém disposto a cooperar, a colaborar. Depois de um tempo, é possível compreender que sua imagem positiva vale mais do que medir forças para provar que sua visão é a correta acerca de determinado assunto.

Nas redes sociais, por exemplo, opte por páginas de profissionais de sua área ou de outras áreas que tem algo a acrescentar. Aprenda com os melhores, siga seus exemplos, veja como se comportam. A observação dos que mantém o sucesso é uma dica valiosa, pois se ainda não sabemos que rumo tomar em relação ao amadurecimento profissional, devemos buscar aprender com quem é bom nisso. Nos espaços sociais presenciais de debate, como empresa, faculdade e ambientes familiares geralmente o cuidado é um pouco maior porque debate-se no estilo cara a cara. Mas com as redes sociais virtuais, a sensação é de poder e liberdade, pois não se enfrenta as pessoas olhos nos olhos, o que é uma tremenda armadilha.

O mais prudente, especialmente em tempos de período eleitoral, onde as ideologias e os debates se tornam mais acalorados que o de costume, é evitar confrontos e, se for necessário abster-se de envolvimento, faça-o! Depois o resultado pode ser muito melhor.

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021