Blog

Gestor de Pessoas

Caros leitores,

Hoje é sexta-feira e eu reservei especialmente essa última importante atuação do profissionais de secretariado, entre tantas outras que não caberiam neste texto, para explorar. Eu deixei para falar nessa função por último exatamente pelas experiência pessoais que tenho para compartilhar com vocês. Eu não tenho formação em Psicologia ou Administração, mas o Secretariado Executivo me ensinou a lidar com pessoas (todos os tipos dela) e, acredite, eu acho que já trabalhei com os principais tipos de profissionais, inclusive os com perfil de psicopata… ai ai ai.

Eu entendo, primeiramente, a gestão de pessoas como uma função que exige sensibilidade, bom senso, imparcialidade e muito equilíbrio emocional. As organizações mudaram a placa do departamento pessoal ou setor de RH, mas a essência, infelizmente, continua a mesma. O secretário executivo não precisa estar departamentalmente nessa área, pois ao assessorar gestores executivos, inevitavelmente exercita essa atividade.

E vamos lá que eu quero compartilhar as experiências que eu já vivi na carreira que comprovam que um secretário executivo possui competências que lhe garantem autoridade para atuar como gestor de pessoas:

1. Supervisão e desenvolvimento profissional: o meu segundo emprego foi o primeiro emprego onde a empresa funcionava decentemente, onde a teoria sobre gestão, marketing e gestão de pessoas era aplicada e vivida na prática, foi onde tive uma tarde inteira de aprendizado sobre o novo negócio ao qual eu me inseria diretamente com o meu chefe imediato (que era a figura exemplo da sede regional da empresa) e foi a primeira organização que me deu um dos maiores presentes da minha vida: a supervisão de duas jovens aprendizes, com as quais pude exercitar liderança, delegação de tarefas e gestão de pessoas de forma bem simples, porém super significativa.

2. Laboratório de aprendizado: a minha quarta experiência profissional foi muito parecida com a segunda, pois nesta eu também tive uma chefe que era uma verdadeira entusiasta e líder. Nesta oportunidade, pude praticar com as estagiárias da época e, hoje, colegas queridas e competentes de profissão, o inglês. Uma vez por semana a orientação de atividades do estágio eram feitas por diálogos em língua inglesa. Uma maneira que encontrei de praticar o idioma e de contribuir para a solidez da graduação delas.

3. Liderança de equipes: nenhuma atividade liderada por mim foi tão bem-sucedida quanto a seleção, recrutamento, treinamento e acompanhamento das equipes formadas por alunos para a execução de um evento acadêmico. Sem dúvida, a maior prova de que um secretário executivo pode e deve estar à frente de atividades complexas, de grande porte e que coordene pessoas.

Eu aprendi com dois grandes chefes que tive no passado e que considero mentores, que trabalho bom se faz com amor, energia e fé. Isso foi totalmente incorporado por mim às minhas atividades e eu tento repassar com toda a paixão para as pessoas que passam a trabalhar comigo. Creio que nosso papel vai muito mais além do que simplesmente fazer o que precisa ser feito. O diferencial é fazer o que as pessoas não esperam de você, é surpreender, é encantar, entusiasmar, inspirar e conquistar as pessoas. É assim que se faz gestão de pessoas, é assim que se faz gestão de profissionais.

Que a sua sexta-feira seja totalmente especial e que você pense de que forma você melhorou a vida das pessoas ao seu redor esta semana e de que forma você pode fazer isso a partir da próxima segunda.

Tenham um excelente fim de semana!

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/marcelascbrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021