Blog

Sobre a rotina

Amigos leitores,

Hoje comecei o dia naquele pique, como certamente a maioria de vocês. E enquanto dirigia para o trabalho, pensava na importância da rotina. E lembrei da vozinha firme fofa do Cortella na minha primeira leitura do mês, resenhada brevemente aqui no blog, fazendo a separação entre o joio e o trigo. No afã do cansaço diário, sempre dizemos que

não gostamos da rotina, que a rotina mata, que rotina é chato e mimimi. Mas com um pouco mais de atenção e após a perspectiva filosófica que ele traz no livro, pensei no que realmente pra mim fez todo o sentido e que eu adoraria compartilhar com vocês.

Na bandeira do Brasil, um dos nossos símbolos nacionais, está escrito: “Ordem e Progresso”. Claro que isso foi em uma época positivista do início da república e tal, mas vamos pensar com profundidade sobre isso, e de coração aberto? Imagine-se não tendo uma rotina, um roteiro, uma agenda, um passo-a-passo a seguir. Ok, muitos devem estar pensando: ah, eu ia poder fazer o que eu quisesse, a hora que eu quisesse e tudo mais. Entretanto, eu já experimentei um período da minha vida sem rotina prévia e o que aconteceu? Eu construí a minha. Eu saía cedo, organizava as atividades que eu precisava e criava novos compromissos. Ou seja, eu fazia uma rotina para mim. Cortella lembra que rotina é diferente de monotonia. O que acaba com a gente não é a rotina, é a monotonia, o sentimento de tédio.

Ter uma rotina não é sinônimo de uma vida entediante, muito pelo contrário, se a sua rotina for tomada por atividades que você curte fazer e pelas quais você se empenha e se dedica, você vai se sentir bem e satisfeito. A rotina tem um caráter de ordenação e a ordem é necessária para que possamos evoluir em nossa trajetória. Daí a sequência ordem e progresso.

O caos tem um papel importante em nossa vida, porém quem conseguiria viver em um caos? O caos, em muitos momentos, importa para restabelecer a… ordem. Somos seres que necessitam de ordenação e esta ordenação é norteada pela rotina. O nosso papel é cuidarmos das nossas decisões, das nossas escolhas, para que possamos tornar a nossa rotina a mais agradável possível.

A nossa rotina pode ser enfeitada por momentos de prazer naquilo que buscamos fazer com quem amamos, concluir um dia difícil de trabalho assistindo ao pôr-do-sol sozinhos ou na companhia que elegermos necessária para a ocasião. Da mesma forma que podemos decidir almoçar em um lugar diferente no meio da semana, só para darmos aquele ar de alívio em meio a dias corridos.

Ou seja, somos criativos e inteligentes para criarmos as condições que nos interessam e, assim, nos livrarmos da famigerada rotina que, em suma, é importante e benéfica. Que tal ver a rotina por outra perspectiva?

24/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao

Comentários (3)

  1. Adoro rotina, sempre a vi com bons olhos. Na verdade, ela nos trás, de certa forma, a persistência e a constância nos objetivos pre- estabelecidos por nós.Persistência e constância nos levam a “perfeição” nos resultados.

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021