Blog

Do que você tem medo?

Amigos leitores,

O medo que te paralisa é de que não sejas suficiente, de fracassar ou de conseguir o que tanto desejas? O medo é algo que tem o poder de bloquear ou impulsionar a vida de uma pessoa. Tanto que já ouvi em conversas com amigos, confissões de colegas de trabalho e especialmente alunos, o medo que sentimos é muito mais do que vai acontecer

na hipótese de conseguirmos algo.

Temos medo do fracasso, ele apavora instantaneamente, porém somos educados, em nossa formação cultural, a lidar com a presença dele em nossas vidas. No mundo das redes sociais, onde todos parecem tão felizes, plenos e bem-sucedidos o tempo todo, é difícil lidar com a nossa própria realidade, medir nossa competência com a régua da nossa vivência e respeitar nossas limitações, ampliando as possibilidades de sucesso conforme nossa própria experiência.

O fato é que não estamos preparados para o sucesso. Até podemos conquistá-lo, em todas as suas formas e variedade, entretanto ele nos deslumbra, nos ludibria e ficamos sem um norte quando não entendemos para que serve o sucesso. E no fundo, ele não serve para muita coisa e se torna perigoso, por isso temos tanto medo de que as coisas aconteçam do nosso jeito.

E como se preparar para o S U C E S S O? A forma como encaramos os desafios, as derrotas e as conquistas tem muita explicação em nossa formação de base. Entender que o sucesso é apenas um indicador serve para que possamos continuar e manter a constância naquilo que fazemos. Em tudo o que propomos a entregar. Você se propõe a cuidar da beleza das pessoas e precisa dominar todas as técnicas e, além delas, precisa se atualizar o tempo todo. O conhecimento precisa ser reciclado e posto em prática.

Quando nos colocamos desafios, estamos dando um passo além da barreira que nos impede de tentar algo diferente, algo sobre o qual não temos o mínimo controle. Este é um grande passo na busca de superação daquilo que definitivamente tem o poder nos deter. Enfrentar aquilo que nos amedronta é um passo de fé, é uma mensagem poderosa para nós mesmos dizendo que não sabemos o que vamos encontrar, mas que iremos fazer.

Sobre o meu medo… Meu maior medo é partir antes de deixar um nome, um legado que minha filha possa se orgulhar, possa usufruir, possa estender a outras pessoas, sem deixar o conhecimento disponível e sem ter impactado a vida das pessoas. Os outros medos, os medos bobos, esses tenho tentado superar desde o início do ano. No meu caso foi descer de um toboágua que, para mim, era muito assustador, por ser muito alto e muito íngreme… Fui lá e desci. Depois que caí na água, a sensação foi similar à de quando sonhamos que estamos caindo de um prédio muito muito alto e, ao acordarmos, nos vermos em nossa cama. Paz, tranquilidade. A adrenalina sobe e depois cai imediatamente.

São as emoções da vida, necessárias, que fazem o coração bater mais forte. O ponto alto do prazer de simplesmente estar vivo e poder ser e fazer o que quiser. É isso que está do outro lado do medo. Apenas isso… E você, do que tem mais medo e o que está pensando a respeito deles?

28/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021