Blog

Ciclo da aprendizagem

Amigos leitores,

Eu realmente sou dessas pessoas que crê que a solução de todos os nossos problemas está na educação. Em breve vocês verão também o quanto a questão da educação para mim é primordial e o quanto tenho trabalhado para fazer disso uma realidade acessível a todos os que eu puder alcançar.

Uma das atribuições que tenho tido ao longo da carreira é a de supervisionar outras pessoas. A minha primeira experiência profissional como supervisora foi no Banco Santander, em Belém, em 2009. Eu tive a oportunidade de ser supervisora de duas jovens aprendizes, que após terminarem o ensino médio iniciaram a graduação e antes que eu pudesse testemunhar pessoalmente (saí do banco antes), vi que elas foram talentos absorvidos pela empresa. Sensação de dever cumprido, de ter feito a diferença na vida das pessoas.

Desde então, essa tem sido uma grande experiência para mim. Estar na posição de apoiar o crescimento e o aprendizado de outra pessoa também nos coloca em igual posição, pois percebemos com mais clareza nossas limitações e fragilidades no ato de conduzir e orientar, que não é nada fácil. Mas o mais importante são os laços invisíveis criados com essas pessoas. Estou no final de um ciclo no trabalho, onde nossa equipe perderá de uma só vez dois jovens talentos que estão em fase de crescimento na carreira e na graduação, uma vez que conquistaram melhores oportunidades.

Uma das nossas meninas foi minha supervisionada direta por quatro meses, em um período de muita correria e muitas mudanças. Com o tempo, vi nela uma amiga, parceira e que se tornou naturalmente minha assistente virtual. Graças a ela minha “vida loka” foi amenizada com seu apoio e carinho ao meu ajudar com meus compromissos e hoje, consigo monitorar e controlar melhor meu tempo e tarefas porque no início tive muito apoio dela.

Não é fácil fechar ciclos, especialmente quando o “time está ganhando”, mas é necessário que cada um siga seu próprio caminho e conquiste novos espaços, aprendam novas habilidades, conceitos, obtenham novas experiências e cresçam pelas próprias pernas! Viver é o maior barato, é apaixonante, mas bom mesmo é saber que passamos por aqui vivendo o melhor desta Terra ao lado de pessoas que nos ajudaram a sermos melhores também. Este é o ciclo da aprendizagem e ele nunca se encerra.

80/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021