Blog

5 atitudes que demonstram que alguém se posicionou sobre um assunto

Amig@ leitor(a),

Estamos em um momento no qual as pessoas ficam cada vez mais melindrosas e, no afã de agradar a gregos e troianos, se perdem de si mesmas e acabam não percebendo que já escolheram algumas questões com as quais se identificam. O problema é quando não se assume uma posição na vida.

Existe um tipo de atitude que atrasa bastante a evolução do que se deseja em termos de conquistas profissionais e mindset disruption, ou, destravamento mental (este termo foi gerado durante uma conversa entre o Sr. Brito e eu). Quando você consegue destravar sua mente, claramente você se sente mais confiante e seguro para tomar decisões, ser suficientemente coerente e assumir posições em relação a pessoas e assuntos, por mais delicados que sejam.

Eu costumo dizer que você pode seguir qualquer linha, gostar de qualquer coisa, desde que faça isso com o mínimo de dignidade e assuma verdadeiramente suas escolhas. Ficar em cima do muro é uma postura perdedora e que jamais funcionou ao longo da história da Humanidade. Por que funcionaria agora?

Dessa forma, trago a vocês 5 atitudes que demonstram a posição clara de uma pessoa, ainda que ela não assuma explicitamente (isso ajudará você a poupar tempo e outros recursos com pessoas que estão com você sem estar de fato, entende?):

  1. O famoso “gente boa”: esse é o típico perfil de pessoas que se relaciona com todo mundo, geralmente conquista a simpatia de todos e… no final capta e absorve informações que lhe convém para criar tramas e situações constrangedoras e intrigas que depois ninguém sabe onde tiveram origem. Muito cuidado com essa atitude engraçadinha e “amig@ de tod@s”!
  2. Não sei de nada: esta é outra atitude muito suspeita, sobre quem geralmente já sabe o que quer seguir, mas prefere não confrontar ninguém e nada simplesmente se fazendo de desentendid@. Pessoas com esse perfil não inspiram muita confiança e geralmente repelem mais que atraem, justamente por serem uma incógnita.
  3. Espiritualizado com requintes de maldade: algumas pessoas vendem ao máximo a imagem de espiritualizadas, de que cultivam a paz interior e que desejam um céu com arco-íris para quem estiver ao seu redor. Porém, sabem onde atacar e quem atacar, para que no geral ninguém saiba o que essa pessoa é capaz de fazer. Cuidado com excesso de Namastê!
  4. Falsas afinidades: já disse em uma live anterior feita pelo Instagram que eu sempre desconfio de grupos com muitas afinidades imediatas. Todo relacionamento leva um tempo para se consolidar, caso contrário, em algum momento era só interesse negativo por parte de uma das partes.
  5. “Você tem algo a oferecer?”: tem gente que se aproxima e se mantém por perto enquanto é interessante para ela. E eu tenho avaliado as atitudes justamente por nível de interesse. Quando uma pessoa claramente não dá motivos para o afastamento de outra, desconfie! Provavelmente, ela não participa de alguma espécie de clubinho porque não oferece algo de interesse dos interessados. Esta é a postura mais lamentável que pode existir. E é a mais comum.

Fiquem de olho nestas cinco atitudes e observem o cotidiano de vocês, quem fala o que para quem, observem as entrelinhas, os olhares, a linguagem corporal. E… afaste-se.

Para quem não assume a posição, querendo se beneficiar de todos os os lados, é o que costumo dizer: nós precisamos assumir nossa posição e nos afastar. É o que honestamente tenho praticado!

097/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021